Exercícios para Joanete
Janeiro 29, 2020
Joanete
Joanete
Setembro 14, 2020

É possível viver sem dor. Descubra como corrigir, tratar e eliminar as dores da sua vida.

Por: Claudio Godoy Bertazzoni – Fisioterapeuta

Por que sentimos dor?

Quando temos uma dor na coluna por exemplo, cada “pontada” de dor representa um estímulo enviado pelos nervos ao cérebro e esse, por sua vez, envia os estímulos ao córtex motor para que ele manifeste esses estímulos em forma de dor no nosso corpo.

Logo, reações dolorosas como: pisar em falso, pontadas na lombar, bater o dedo na quina do móvel, dores de cabeça, na coluna e no corpo em geral, são nada mais do que estímulos em nosso organismo.

Qual o papel da dor em nossa vida?

Por mais incômoda, e por vezes até incapacitante, a dor tem lado positivo e fundamental em nossa vida: Ela é a responsável por nos avisar quando algo não está legal em nosso corpo e pode salvar nossa vida.

Perceba que, uma vida equilibrada é consequência de uma rotina saudável e feliz, além disso, você precisar saber a verdade: É possível sim viver com menos dor, ou até mesmo sem ela!

As piores dores, são as “suportáveis”

É comprovado cientificamente que viver com dores recorrentes diminui bastante a nossa produtividade, aqui vale o destaque para as dores “suportáveis”. Dor suportável e recorrente é perigosa, pois, não nos incapacita de trabalhar ou exercer a maioria das atividades diárias.

A questão aqui é que ninguém merece viver com dor, ninguém merece ter a sua qualidade ofuscada e comprometida, sentir dor com frequência faz o trabalho ser ruim, o relacionamento não fica legal, a diversão perde um pouco do sentido e a nossa performance em todas as esferas da vida acaba por diminuir.

Tratamento adequado para as dores

A sensação de dor é individual e subjetiva, além disso, é claro que – a depender do grau da dor – é fundamental que você tenha um acompanhamento médico adequado.

Ao falar de saúde e bem estar, fica claro também que o melhor tratamento para dores é refletido em exercícios físicos específicos, sempre acompanhado de um profissional especializado.

Em casos de dores provenientes de doenças virais (gripe por exemplo), é recomendado o repouso, além do acompanhamento médico. Ele irá prescrever medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios para diminuir a rigidez dos músculos e aliviar a dor.

Em minha experiência como Fisioterapeuta, recebo pacientes com os mais variados quadros de dores recorrentes nas costas, lombar, joelho, dores e ou alterações locais nos pés e até na mandíbula, acredite se quiser.

O que essas dores têm em comum? O alívio para esses males, em sua maioria, estão associados à corrigir os erros de postura. Erros na postura, por sua vez, estão diretamente ligados aos nossos pés.

O que é pé tem a ver com dores no corpo todo?

Os pés são a base do nosso corpo e também o 3º órgão do corpo com maior número de sensores de posicionamento. Isso significa que um estímulo nos pés pode refletir no corpo todo.

Ok, mas e quando não dá pra se manter uma rotina de exercícios? Uma excelente saída são as Palmilhas Posturais.

Diferente das palmilhas ortopédicas, que tem por função básica, corrigir a pisada, as palmilhas posturais promovem a reprogramação postural através do uso de pequenos calços para produzir estímulos na planta dos pés. (lembra que um estímulo nos pés refletem no corpo todo?).

Estes estímulos ativam o nosso sistema nervoso, que responde realinhando a postura, melhorando o equilíbrio e diminuindo as dores nos pés, joelhos, coluna, quadril e etc.

Em resumo aquela dor nas costas, no quadril e na lombar, pode ser bastante aliviada com o uso de uma palmilha postural.

Te convido a refletir sobre essa descoberta, além disso, você pode procurar um fisioterapeuta que trabalhe com as palmilhas posturais, ele fará o teste de sua pisada para identificar os pontos de pressão dos seus pés, e confeccionar as palmilhas ideias para aliviar as suas dores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *