O pé plano e o pé cavo são modificações que ocorrem no arco plantar.
O pé cavo é aquele que tem um arco bem acentuado e curvo.
Já o pé plano, mais conhecido como pé chato, é aquele que quase toca por inteiro o chão.
Parece algo sem importância, mas saber identificar um pé cavo ou um pé plano é fundamental, principalmente para aqueles que praticam atividade física constantemente, pois essas alterações no arco plantar podem causar sérias lesões quando não recebem tratamento e cuidado necessário.
Desenvolvimento do arco plantar
Quando criança, é comum ter os pés planos.
Conforme a criança se desenvolve e aprende a ficar em pé e desenvolver marcha, as estruturas do pé são estimuladas e o arco plantar vai ganhando forma. A formação completa do arco plantar acontece nos primeiros sete a dez anos de vida.
A maioria dos casos de pé cavo e pé plano está ligada ao fator hereditário, portanto, se você tem um histórico na família, é bom ficar atento.
Mas existem alguns fatores que independem de hereditariedade e podem ser relevantes para a modificação da altura desse arco.
São eles:
– Deformidades como o pé torto congênito, podem alterar a anatomia normal do pé e, consequentemente, alterar a formação do arco. Geralmente esse tipo de alteração é identificado no primeiro ano de vida e deve ser acompanhado por um médico ortopedista;
– A obesidade, sobrecarrega o pé e atrasa o desenvolvimento. A chance de uma criança obesa ficar com o arco longitudinal rebaixado durante a vida adulta, aumenta. Cresce também a probabilidade de ela ter dores por conta desse tipo de pé.
– O nível de atividade física da criança. Em crianças sedentárias, como há uma menor utilização dos membros inferiores, a musculatura dos pés é menos desenvolvida e o arco não tem tanta sustentação;
– O uso precoce de calçados rígidos. Atualmente se coloca sapatos nas crianças desde o nascimento e elas ficam pouco ou nenhum tempo descalças em terrenos irregulares. Acredita-se que isso cause uma diminuição de estímulo para o desenvolvimento da musculatura dos pés.
– Lesões durante ou após a formação do arco podem causar alterações. Ao lesionar o pé durante o desenvolvimento do arco, pode-se acelerar a consolidação dos ossos, o que provoca variações nessa estrutura. Lesões após a formação do arco ou na vida adulta, podem causar o chamado pé chato adquirido;
– O envelhecimento. Muitas vezes, o pé vai se tornando progressivamente plano devido ao enfraquecimento da musculatura e da degeneração dos ligamentos e tendões com o passar dos anos.
– As doenças neurológicas. As neuropatias sensitivomotoras afetam os tecidos dos pés e podem causar o chamado pé cavo adquirido. Uma doença bastante relacionada a esse tipo de pé é a doença de Charcot-Marrie-Tooth.
Para cada tipo de pé, um tipo de lesão!
– Pé cavo: pisa em dois apoios, o calcâneo e o ante pé.
Por isso, quem tem esse tipo de pé costuma ter dores nessas regiões, tendinite na região lateral (tendões fibulares) e fascite plantar;
– Pé plano: geralmente tem tendinite na região medial ( tendão tibial posterior) , fascite plantar e pode apresentar bloqueio articular diminuindo a flexibilidade dos pés.
Ter o pé plano ou cavo pode não representar um problema. Mas, caso haja dores na região dos seus pés, tornozelos ou joelhos, pode ser que a altura do arco seja o responsável.
Como tratar
Em casos de dor, ambos os tipos de pé podem ser tratados com palmilhas posturais e exercícios específicos.
Para saber seu tipo de pé e se as dores que você sente estão relacionadas a eles, a melhor forma é fazer uma consulta com um especialista em podoposturologia.
Aqui em São José dos Campos você encontra tratamento completo para as dores dos seus pés na Muvi Palmilhas.
Seu bem-estar precisa ser prioridade.
Agende uma consulta com a Muvi!
Basta clicar no botão abaixo: